segunda-feira, 22 de junho de 2009

Design de Interiores - o que é?

O design de interiores, confundido por vezes com decoração de interiores, é uma técnica cenográfica, visual e arquitetônica de composição e decoração de ambientes internos.

Consiste na arte e prática de planejar e arranjar espaços, escolhendo e/ou combinando os diversos elementos de um ambiente e estabelecendo relações estéticas e funcionais que dependam do fim a que este se destina.

O profissional formado em Design de Interiores chama-se Designer de Interiores, projeta ambientes, utilizando e combinando cores, materiais, texturas e dispondo móveis e acessórios. Ele estuda em detalhes da área a ser criada ou reformulada, considerando os fatores práticos a serem observados como acessibilidade, iluminação, acústica, conforto térmico, entre outros. Monta o orçamento e o cronograma da obra, desenha mobiliários e elementos que vão compor esse espaço, a disposição dos móveis, escolhe os adornos e revestimentos de pisos, paredes e tetos, sempre atento ao desejo do cliente, à estética e a funcionalidade do local, que podem ser residências, espaços comerciais como escritórios, consultórios, bares, restaurantes e lojas.

Antes de tudo, deve-se estar certo de que o dom é um dos pontos altos para a escolha desta profissão. O Design de interiores é com certeza uma arte. Requer sensibilidade, bom gosto e muito conhecimento sobre artes. Precisam ser criativos, imaginativos e artísticos, mas igualmente, disciplinados, organizados e empreendedores.

Fonte: ABD – Associação Brasileira de Design de Interiores; http://pt.wikipedia.org/, 22/06/09, 22:12

Nenhum comentário:

Postar um comentário