quinta-feira, 2 de junho de 2011

Um pouco de Arte - Parte 3

Faltaram as mulheres. Frida kahlo... uma mulher à frente do seu tempo... que não se conformou em ser uma sombra do marido. Guerreira, venceu dificuldades físicas, amou homens e mulheres. Adoro tudo que é irreverente, tudo que quebra os padrões de uma sociedade, porque isto é verdadeiro viver, criar, inovar. O resto me faz lembrar a cena clássica do filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin.

Por fim, a nossa Tarsila do Amaral, a “caipirinha francesa”, apelidada assim porque imprimia com maestria em seus quadros aspectos rústicos do interior do nosso país com os sofisticados de Paris, em uma única obra. Também à frente do seu tempo, participou do movimento de 1922. Deve ter revolucionado e escandalizado com as obras A Negra e Abaporu que são representações da mulher e do homem que geraram os brasileiros. Para completar a tríade (que amo de paixão e serve de inspiração para minhas esculturas), unindo o feminino com o masculino, produz Antropofagia. Infelizmente faleceu em 1973, mas enfim, somente na década de 70 do século passado seu trabalho começou a ser revisto e valorizado.

Mas não se esqueçam... sou apenas alguém que gosta de arte e cor... e tiro minhas conclusões, que para mim são verdades porque as sinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário