domingo, 15 de março de 2015

Qual a diferença entre tendência e moda no design e na arquitetura?

(postado originalmente no Portal Imobiliário de Sergipe, por Josy Mendonça)

No início de janeiro a PANTONE, empresa mundialmente respeitada como padrão de cores, anuncia a Cor do Ano 2015 – Marsala, nome dado em referência a cor da bebida, um marrom quente e envolvente. Tendência ou moda?




Vamos começar por TENDÊNCIA, traduzida em propostas dos designers e fabricantes. Sempre é apresentada depois de realizado um estudo atualizado do mercado mundial, uma análise de como se comportaram as vendas nos anos anteriores, o momento econômico mundial, mudanças sociais, etc.

Já a MODA é a tendência que agradou ao público e saiu das lojas para as casas dos clientes.


Cor do Ano, PANTONE – de 2009 a 2015. O amarelo (Mimosa, 2009) de tendência virou moda alguns anos depois, uma tendência que perdura. O violeta (Radiante Orchid) foi usado moderadamente. O marrom (Marsala) com certeza vai virar moda, até porque está em harmonia com as cores anteriores, uma sacada brilhante na análise da crise mundial. Eu aposto!


A tendência pode se transformar moda. O contrário não é verdadeiro.

A tendência continua tendência se consumida timidamente ou ser esquecida definitivamente.


Milão 2009 - Sofá multicolorido, uma edição da parceria entre a Edra e os irmãos Campana: sofás com combinação de cores e materiais. Ficou na tendência.


A tendência pode se prolongar por anos. A moda é passageira, pode mudar de uma estação para outra.


Jardins verticais – tendência que virou moda e que ainda permanece.



Mas há um terceiro aspecto a ser considerado, aquele que considero o mais importante: o perfil do cliente. De que adianta propor uma cozinha gourmet se os donos da casa não cozinham? Ou querer usar o marrom nos móveis laqueados se o cliente não gosta desta cor?

O profissional precisa estudar, perceber o seu cliente para, então, unir tendência, moda e especificidade. Geralmente os modismos são deixados para detalhes, como as almofadas, o estofamento novo de uma poltrona, o papel de parede – facilmente modificados. Mas sempre é o cliente quem decide. Se a moda hoje são luminárias pendentes por toda a casa e o cliente deseja isto, por que não ousar?


Espaço Gourmet, muitas luminárias e a cor vermelha. Tendência, moda e especificidade do cliente em um único ambiente.


Outro aspecto que não se pode esquecer são as questões de segurança (cumprimento das normas técnicas, geralmente ABNT), tais como iluminação e a ergonomia. Nestes pontos o profissional deve ser rigoroso. A integridade física e a saúde dos usuários são de sua responsabilidade, não devendo aceitar fazer o projeto de outra forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário